quinta-feira, 12 de abril de 2012

A importância dos documentos no resgate da história

Fomos convidadas pela Professora Márcia Raquel (Assessora de Direção), para falarmos com as crianças do 5º ano sobre o trabalho de organização e higienização do acervo documental da Escola de Educação Básica Lauro Müller, que aconteceu no decorrer do ano de 2010, uma atividade articulada ao projeto de pesquisa “Objetos da Escola: quando novos personagens entram em cena” (FAPESC/UDESC) orientada pela Professora Dr. Vera Lucia Gaspar da Silva.
No dia 12 de abril de 2012, tivemos nosso primeiro contato com a turma. Começamos questionando qual a relação da nossa visita com o trabalho realizado pela Professora Márcia de pesquisa sobre a escola e seu centenário. As crianças já tinham um conhecimento prévio, devido ao trabalho realizado pela direção da escola.
Entendemos a importância de estimular os sentidos nesta fase de desenvolvimento infantil, por este motivo levamos os objetos (luvas, máscaras, trinchas, caixa de arquivo, barbante...) que utilizamos para a organização e a higienização do acervo. Além disto, fomos com as crianças até  a secretaria da escola, local onde se encontram os documentos organizados. Para que as crianças tivessem uma maior noção de como são os documentos, retiramos uma caixa do armário e mostramos seu conteúdo.
Devido aos diversos questionamentos, interesses, dúvidas e desejo de pesquisar um pouco mais sobre a história da escola, acordamos que eles também vestiriam as luvas e a máscara e  seriam “pesquisadores”.
Esta experiência foi muito gratificante, pois conseguimos mostrar para os alunos que a história não é só a contada nos livros, mas que cada objeto é capaz de contar uma história. Agradecemos ao convite da Professora Márcia Raquel e nos colocamos à disposição.

Ana Paula de Souza Kinchescki e Luiza Pinheiro Ferber, alunas da UDESC.