quarta-feira, 6 de junho de 2012

A escola no Império.

Ontem também recebemos a visita da professora de História Maria Alice Hoss para nos contar como era a escola no tempo do Império no Brasil. Além de nos relatar este momento histórico, a professora também fala sobre a república e que mudanças trouxe para nossas vidas. O vídeo mostra este momento ímpar.



Registros escritos:

"Na época do império quem queria estudar tinha que pagar para os professores. Pobres não tinham  como pagar, então ficavam sem aprender a ler e escrever." (Marcos)
"A professora Maria Alice fala que na época do império havia muito respeito pelos professores." (José)
"Na época do império as escolas eram nas casas dos professores. Os alunos pagavam para isso. As meninas não podiam estudar em algumas escolas em casa." (Letícia)
"Na época da república todos tem o direito ao estudo, já no império somente quem pudesse pagar." (Peterson)
"No império muitas pessoas eram analfabetas. Para aprender era preciso pagar." (João Victor)
"A escola da república é para todos.A escola do império era só para quem podia pagar." (Amanda Maria)
"Escola do império: só as pessoas ricas podiam pagar professor." (Lucas)
"Antes, na época do império, as pessoas estudavam pagando professores para ensinar em suas casas. Aqui em Florianópolis muitos professores ensinavam em suas casas. Formavam pequenos grupos de alunos e estudavam algumas matérias." (Iasmym)
"Império é a época de reis e rainhas. Somente as pessoas ricas podiam estudar. Aqui na nossa cidade havia um marechal que entendia que o estudo era importante e pagava para seus escravos livres. Um deles foi o poeta Cruz e Souza muito conhecido na nossa história. A rua onde fica a nossa escola recebeu o nome deste marechal." ( Amanda Borges)