sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estamos aprendendo?

A aprendizagem e a avaliação caminham lado a lado e de mãos dadas. Enquanto pesquisamos, analisamos, construímos, vamos fazendo considerações. Hoje é um dia de parada para avaliarmos nossa caminhada até aqui e dar novos encaminhamentos. No entanto, é preciso ter claro que nos avaliamos enquanto também aprendemos. Avaliamos nosso conhecimento quando concluímos, quando ampliamos nossos questionamentos, quando nos deparamos a admiração. 
E sentamos para avaliar hoje começando com uma fala do aluno Marcos Gabriel quando, no caminho da construção da linha do tempo, expressou um belo sentimento que mostra toda sua aprendizagem:


E assim iniciamos:

- "Descobri que Lauro Müller não fez a escola. Ele foi homenageado."
- "Nossa escola tinha três prédios. Derrubaram dois."
- "Mas construíram dois novos."
- "No refeitório era a quadra de educação física."
- "Quadra não! Era só um pátio."
- "Onde é nossa quadra agora tinha um prédio."
- "Antigamente as brincadeiras eram diferentes."
- "A gente tem parquinho hoje. É mais legal."
- "As crianças antigamente eram quietas. Hoje a gente corre pelos corredores brincando de pega-pega."
- "Nossa! Eles não brincavam de pega-pega?"
- "A professora Maísa disse que eles eram quietos."
- "É! Ela falou."

O QUE MAIS APRENDEMOS? EM QUE ÉPOCA FOI CONSTRUÍDA NOSSA ESCOLA?

- "Na República."
- "Que veio depois do império "né"?
- "Acabou rei e rainha. Na república tem governantes."
- "Bem antigamente o Brasil era mandado pelo rei. Agora a gente vota em presidente e tem muitos políticos. Nosso país é república."
- "Será que quando o rei mandava não tinha escola?"
- "Eu não sei!"
- "Nem eu!"
- "Tinha professora?"
- Podemos pesquisar sobre isso. O que vocês acham?
- "Legal!"

E POR QUÊ SERÁ QUE A ESCOLA RECEBEU O NOME LAURO MÜLLER?

- "Isso é fácil, ele era um homem muito importante."
- "Foi major, coronel..."
- "Ele mandou em Santa Catarina. Foi governador."
- "Era presidente de Santa Catarina. Lembra que era província?
- "É mesmo!"
- "Ele nasceu aqui no nosso estado."
- "Em Itajaí "né"?
- "Eu conheço Itajaí. Tem um porto bem legal lá."
- "Lauro Müller deve ter estudado bastante."

O QUE VOCÊS ACHAM? LAURO MÜLLER ESTUDOU BASTANTE?

- "Claro, ele era um homem inteligente."
- "Para ser coronel e major tem que ser inteligente."
- "Será que ele estudou aqui?"
- "Acho que não. Ele já era adulto."
- "Ele já era político."
- "Por isso deram o nome dele para a escola."

E O QUE VOCÊS APRENDERAM COM A LINHA DO TEMPO?

- "Quando nasceu Lauro Müller."
- "As coisas todas que foi Lauro Müller. Que foi militar."
- "A gente colocou a data que começou a escola."
- "Tem também os nomes diferentes que teve a escola."
- "Só não mudava o nome Lauro Müller."
- "Claro "né"? Ele é o patrono da escola."

E O QUE A GENTE FEZ PARA APRENDER TUDO ISSO? COMO PESQUISAMOS?

- "A gente foi na sala de informática pesquisar na internet."
- "Na biblioteca."
- "A gente perguntou para as pessoas que estudaram aqui."
- "Lemos muitos textos."
______________________________________________________________

ENCAMINHAMENTOS

- Pesquisar se havia escola no império.
- Continuar a linha do tempo pois ainda não chegamos no centenário.